GESTÃO DE CONFLITOS EMPRESARIAIS

A Mediação, Conciliação e Arbitragem como métodos de solução de conflitos.

A necessária implementação de Métodos Adequados de Solução de Conflitos

O conflito é inevitável nas relações sociais, mas sua solução não precisa se dar obrigatoriamente por meio do Poder Judiciário.

Atualmente se tem disseminado os mecanismos extrajudiciais de gerir controvérsias de forma mais informal e célere, conhecidos como Métodos Adequados de Solução de Conflitos – MASC, dentre os quais listamos a mediação, conciliação e arbitragem.

A prevenção e a gestão positiva dos conflitos são determinantes para o desenvolvimento e a eficiência dos negócios, preservando os relacionamentos e reduzindo tempo e custos.

Os institutos Cornell University's Scheinman Institute on Conflict Resolution, Straus Institute for Dispute Resolution at Pepperdine University School of Law e International Institute for Conflict Prevention & Resolution, realizaram uma pesquisa no ano de 2011 entre as 1.000 maiores empresas norte-americanas, no que verificou que houve expressivo crescimento da utilização da Mediação em todos os setores pesquisados: virtualmente todas as empresas utilizaram a Mediação nos três anos anteriores à data pesquisada (98%), sendo que, quase metade das empresas pesquisadas respondeu que utiliza a Mediação frequentemente (STIPANOWICH, LAMARE, 2013, p. 41).

Tem crescido o uso de mecanismos de prevenção de conflitos, ou que, ao menos, antevejam o procedimento a ser adotado por ocasião de sua ocorrência. Seja por meio de centrais de atendimento preparadas à negociação e ao bom relacionamento, ou por cláusulas contratuais que estabelecem a utilização da mediação ou da arbitragem, por exemplo.

Tais medidas não pretendem eliminar o Judiciário, mas deixá-lo como o último recurso a ser utilizado, vez que outras medidas mais céleres e menos custosas podem ser tomadas, desde que as empresas se preparem para sua implementação.

Maiores esclarecimentos podem ser direcionados para a equipe do escritório Pedriali & Vasconcellos Advogados Associados.

Info.pedrialivasconcellos@gmail.com

Fonte: https://www.conpedi.org.br/publicacoes/y0ii48h0/50far1k0/evn99099v8ps17Ro.pdf

Imagem: http://apecengenharia.com.br/detalhes-servico/18/arbitragem-e-mediacao